segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O que é um portfólio?


Um portfolio é uma amostra significativa do trabalho do estudante que revela o seu progresso, esforço e realizações.
Constitui uma selecção, feita pelo estudante, dos melhores trabalhos ou produtos por si realizados, documentação das experiências de trabalho relacionadas com as finalidade e objectivos do curso e evidência do processo de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento.
Reúne não só os produtos finais mas também a evidência do processo continuado de reflexão e tomada de decisão ao longo de todo o percurso.
Este conjunto de elementos evidencia o processo de auto-reflexão e implica participação do estudante na selecção de conteúdos, na identificação dos critérios para selecção e avaliação


Portfolio – porquê?

Os portfolios enriquecem o processo de avaliação porque revelam um conjunto de competências, ajudam a clarificar objectivos de aprendizagem, encorajam a reflexão de todos os intervenientes, reflectem a evolução ao longo do tempo e favorecem a continuidade de um ano para o outro.
A sua utilização encoraja a aprendizagem autónoma, promove a metacognição, evidencia o progresso em direcção aos resultados esperados, relaciona de forma positiva aprendizagem e avaliação, estimula sentimento de auto-eficácia , proporciona oportunidades de ajuda e crescimento mútuos.


Quais são as características de um portfolio bem conseguido?

O processo de construção do portfolio caracteriza-se por:
§ Ser contínuo e permanente pelo que fornece oportunidades tanto formativas como sumativas de monitorizar o progresso
§ Ser multidimensional e como tal reflectir uma larga variedade de artefactos e processos ilustradores dos diferentes aspectos do processo de aprendizagem
§ Fornecer oportunidades de reflexão conjunta e colaborativa, incluindo formas de os estudantes reflectirem sobre os seus próprios processos de cognição e metacognição uma vez que fomenta formas de os alunos se debruçarem sobre a sua aprendizagem, as suas abordagens de resolução de problemas e tomada de decisão e formas de (auto-)observação da emergência de conhecimentos e competências.

Apesar de haver várias abordagens de desenvolvimento, a investigação e literatura sobre portfolios reforça a importância das seguintes características:
§ Reflecte claramente os resultados identificados no currículo como essenciais;
§ Centra-se numa aprendizagem ligada à acção e à experiência dos estudantes e na aquisição de novos conhecimentos, competências e atitudes;
§ Contém exemplos do trabalho do estudante ao longo do tempo e não apenas em períodos determinados;
§ Contém trabalhos que representam uma variedade de diferentes instrumentos de avaliação;
§ Contém as reacções/avaliações de todos os intervenientes (estudantes, colegas, professores, etc.)


Que diferentes tipos de portfolio existem?

Portfolio de documentação
Também conhecido como ‘portfolio de trabalho’ envolve a selecção de trabalhos ao longo do tempo mostrando crescimento e aperfeiçoamento e reflectindo a forma como são atingidos os objectivos de aprendizagem/resultados esperados. Pode incluir tudo desde actividades de brainstorming a rascunhos e produtos acabados. Esta recolha torna-se significativa quando são singularizados alguns dos itens de modo a realçar determinadas experiências ou objectivos educativos. Pode incluir os trabalhos melhores e o mais fracos.
Portfolio de processo
Documenta todas as fases do processo de aprendizagem e é particularmente útil para fornecer uma visão de conjunto sobre o processo de aprendizagem. Pode mostrar como o estudante integra determinados conhecimentos ou competências e progride para diferentes níveis de apropriação. Este tipo de portfolio coloca ênfase na reflexão que o aluno faz sobre o seu próprio processo de aprendizagem, pelo que inclui ‘diários de aprendizagem’ e outras formas de evidenciar processos metacognitivos.

‘Showcase’ Porfolio
É a melhor alternativa quando se pretende uma avaliação sumativa. Deve incluir os melhores trabalhos, seleccionados quer pelo estudante quer pelo professor. Só inclui trabalhos acabados. Este tipo de portfolio é também particularmente compatível com o desenvolvimento de artefactos audio-visuais, incluindo fotografia, videogramas, registos electrónicos do trabalho. Deve ainda incluir análises e reflexões críticas que ilustrem os critérios de selecção dos trabalhos seleccionados.

Quais são as fases de desenvolvimento do portfolio?

Fase 1 – Organização e planeamento

A fase inicial do portfolio implica tomada de decisão da parte dos estudantes e dos professores. É necessário começar por colocar algumas questões essenciais logo no início do processo, de modo a que todos compreendam a finalidade do portfolio e o seu papel na monitorização e avaliação do seu próprio progresso. Algumas das questões-chave serão:
§ Como seleccionar tempos e materiais de modo a reflectir o que vou aprendendo?
§ Como organizar e apresentar os items, materiais, etc., que recolhi?
§ Como manter e arquivar o portfolio?

Fase 2 – Recolha de elementos

Este processo envolve a recolha de produtos e artefactos que se consideram significativos e reflectem as experiências e objectivos dos alunos. Será necessário tornar clara a finalidade do portfolio e, em função disso, tomar algumas decisões quanto ao seu contexto e conteúdos. A recolha e selecção de artefactos e produtos deve basear-se numa variedade de factores que podem incluir:
§ Conteúdos específicos
§ Processo de aprendizagem
§ Projectos, temas ou unidades especiais
Todos os materiais seleccionados para o portfolio devem reflectir claramente os critérios identificados para a avaliação.

Fase 3 – Reflexão

Sempre que possível deve haver prova das reflexões metacognitivas dos estudantes sobre o processo de aprendizagem e a monitorização da sua evolução a nível do conhecimento e competências chave. Esta reflexão pode tomar a forma de ‘diários de aprendizagem’ ou ‘notas de reflexão’ que são testemunhos de reflexão sobre a experiência, os processos de reflexão usados, as competências mobilizadas em determinados momentos específicos ou ao longo de períodos mais alargados. Os portfolios podem também incluir os comentários e reflexões dos professores e outros intervenientes sobre os produtos ou processos documentados no portfolio.


Que critérios de avaliação dos portfolios?
Os portfolios permitem avaliar de forma diferente dos métodos tradicionais, nomeadamente ao alargar o contexto e o leque de situações que são objecto de atenção. Os critérios de avaliação podem incluir:
§ Diversidade de entradas (por exemplo, uso de diferentes formatos e produtos que demonstrem a aquisição de competências)
§ Relação entre os processos evidenciados e os produtos apresentados e as finalidades, os objectivos e as competências enunciados pelo curso
§ Correcção e adequação dos processos e produtos apresentados
§ Níveis de reflexividade, incluindo capacidade de monitorização do seu próprio processo de evolução, reflexão meta-cognitiva e auto-avaliação

Será especialmente importante que os professores e estudantes trabalhem em conjunto de forma a definir os critérios prioritários a usar como base de avaliação, tanto no aspecto formativo (regulação ao longo do curso) como sumativo (culminar do processo, níveis e standards a atingir).
Formadores e estudantes deverão trabalhar em conjunto de forma a identificar os artefactos e processos mais significativos, a ‘capturar’ no portfolio, assim como a melhor forma de o organizar. Também a especificação de indicadores e dos diferentes níveis de consecução exigidos deverão resultar de uma discussão conjunta.


Realizado por Joel Perpétuo e Pedro Costa

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