segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bairros da Figueira da Foz

BELA VISTA (Bairro da)É o bairro mais oriental da cidade, sendo o prolongamento natural do

Bairro da Estação, situando-se do lado nascente e nas proximidades do Matadouro.

CELBI (Bairro da)Foi assim designado por deliberação camarária de 24-I-1968. Situa-se a sul da Quinta da Esperança e a norte da Rua da Celulose Billerud, tendo sido construído pela empresa que tinha então este nome, para habitação social dos seus empregados. Neste mesmo bairro estão integradas as ruas da Celulose Billerud, de S. Tomé e da Guiné.

CRUZEIRO (Bairro do)Situa-se do lado norte e no extremo nascente da Rua Heróis do Ultramar, onde estão localizadas as ruas designadas com os nomes das antigas províncias ultramarinas portuguesas. É também conhecido pelo nome de Bairro da Caixa, em virtude de ali se situarem as dependências dos Serviços da Caixa de Previdência.

ESPERANÇA (Urbanização da Quinta da)Situa-se na freguesia de Tavarede nas imediações do antigo Seminário, onde funciona actualmente (1997) a Universidade Católica Portuguesa. Nesta Quinta estão localizadas as ruas Cónego Tomás Póvoa, António Medina Júnior e Albano Duque.

ESTAÇÃO (Bairro da)Foi assim designada por deliberação camarária de 18-VI-1991. Este bairro primitivamente foi designado por Casal do Rato porque aqueles terrenos pertenceram a um abastado proprietário chamado António Pestana Rato que os urbanizou nos finais do século XIX. Fica localizado nas traseiras das instalações da Estação dos Caminhos de Ferro, a nascente da E. N. n.º 109.

EUROPA (Praça da)Foi construída em 1980, localizando-se em frente do edifício da Câmara Municipal para sul da Avenida Saraiva de Carvalho e Avenida Foz do Mondego em terrenos recentemente conquistados ao Rio Mondego, tendo sido assim chamada em 9-VII-1986. Trata-se de um largo espaço destinado às mais variadas actividades lúdicas com um curioso relógio de sol com formato de uma vela de barco.

OLAIAS (Quinta das)Situa-se entre a Rua Fernandes Coelho e as Abadias, a partir do prolongamento de Rua Visconde da Marinha Grande. Esta Quinta pertenceu à família Fernandes Coelho, e foi nela que o Conde de Monsarás, genro do Dr. Fernandes Coelho, escreveu uma parte da sua obra em prosa e em verso.

PADRE AMÉRICO (Bairro)Situa-se do lado nascente do Bairro do Cruzeiro, ficando entre a Rua de Angola, pelo lado poente, e a Rua de S. Tomé pelo lado nascente. Este bairro foi construído por iniciativa do jornal local "A Voz da Figueira", sendo destinado a alojar famílias de fracos recursos económicos.

QUINTA DAS ABADIAS (Urbanização da)Na zona desta urbanização ficam localizadas as ruas Mário Azenha, Dr. Ernesto Tomé e Cardoso Marta, bem como as travessas Dr. Ernesto Tomé e Cardoso Marta.

QUINTA DO PAÇO (Urbanização da)É uma das modernas urbanizações da Figueira (freguesia de Tavarede). Situa-se a nascente da parte terminal da Rua José da Silva Ribeiro, nela se localizando as ruas major aviador Humberto Cruz, Dr. Rafael Sampaio, prof. João de Oliveira Coelho, Dr. Álvaro Malafaia, Mário Luís dos Santos e Praça António Sérgio.

SANTA CATARINA (Quinta de)Situa-se na zona das Abadias, ficando compreendida entre a Avenida Dr. Joaquim de Carvalho, a sul, Rua Conde de Monsarás, a norte, Avenida Dr. Manuel Gaspar de Lemos, a nascente, e Rua Joaquim Sotto Mayor, a poente. Parte desta quinta tem sido aproveitada para fins turísticos, sendo pertença dos herdeiros do Dr. Duarte Silva.

SANTA MARIA (Quinta de)Localiza-se a poente da Rua José da Silva Ribeiro, entre esta e a Urbanização do Senhor da Arieira, na freguesia de Tavarede, a sul da Quinta das Vaquinhas.

VAQUINHAS (Quinta das)Localiza-se a poente da parte terminal da Rua José da Silva Ribeiro, entre esta e a urbanização do Senhor da Arieira, a norte da Quinta de Santa Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário